Dicas de Como Passar no Mestrado – O caminho das pedras

Nara Justiniano

Dicas de Como Passar no Mestrado – O caminho das pedras

“Carece de ter coragem …” – Diadorim, em Grande Sertão: Veredas

Prova Oral de Defesa de Projeto de Pesquisa

Na vida, carece de coragem!

Os professores vão querer arrancar teu couro. Você vai enfrentar uma banca com professores doutores que em 30 minutos vão questionar tudo, se possível até a sua existência! Por isso esteja bem preparado e confiante para perguntas como: De onde, você tirou essa ideia de projeto, qual a real motivação de você querer fazer um mestrado.

Mantenha a calma e lembre-se, pois se chegou até aqui, o pior já passou.

A participação em outros projetos, encontros, fóruns, eventos profissionais, artigos escritos com publicação em revista científica, irão ajudar.

Lembre-se daquele livro, daquela palestra, até porque justamente é por isso que a gente acaba se interessando em seguir na academia. Isso fará toda a diferença em sua arguição oral, pois os professores além do seu projeto vão querer saber também sobre sua vida pessoal e profissional.

“Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente” (Gadotti, 1994).

 

Edmilson Antônio de Paula

É contador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus Barretos. Graduado em Ciências Contábeis e especialista em contabilidade pública.