Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública

Futuros mestrandos e doutorandos em contabilidade pública!

Qual é o objetivo?

O projeto visa o crescimento da rede de pesquisadores em contabilidade pública, e auxiliar no amadurecimento dos projetos de pesquisa em desenvolvimento através de uma rodada de discussões de propostas e futuros candidatos de mestrado e doutorado, com orientadores e pesquisadores da área.

A iniciativa pretende periodicamente realizar uma rodada de discussões para que futuros candidatos de metrado e doutorado em contabilidade pública possam expor suas ideias e receber contribuições de teoria, método e sugestões de contatos no exterior. Não se trata de um “consórcio doutoral”, é para você que ainda não está no doutorado (e já cursa o mestrado) e para você que pensa seriamente em fazer o mestrado! Apresente seu projeto!

A iniciativa vem da observação que candidatos ao mestrado e ao doutorado tem dificuldade de identificar problemas de pesquisa em contabilidade pública que atraiam a atenção dos futuros orientadores. Ao mesmo tempo que candidatos que fazem mestrado em outras áreas de conhecimento, e que não tem contato com orientadores em contabilidade pública, tem dificuldade de encontrar um programa ou grupo de pesquisa para desenvolver a temática.

Pólos de Discussão

A edição de 2018 acontecerá simultaneamente em 8 pólos de discussão, dispostos em todas as regiões do país, nos quais os futuros mestrandos e doutorandos poderão apresentar seus projetos e receberão as avaliações e interações dos professores e pesquisadores:

1-) Belém/PA – Universidade Federal do Pará (UFPA)

2-) Florianópolis/SC – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

3-) Goiânia/GO – Universidade Federal de Goiás (UFG)

4-) João Pessoa/PB – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

5-) Ribeirão Preto/SP – Universidade de São Paulo (USP) – campus de Ribeirão Preto

6-) Rio de Janeiro/RJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ (UFRJ) e Fundação Getúlio Vargas (FGV)

7-) Santa Maria/RS – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

😎 Uberlândia/MG – Universidade Federal de Uberlândia (UFU

Como Funciona

O foco da chamada é em controladoria e contabilidade aplicada no setor público. Entendemos que esta é uma área interdisciplinar, que envolve as recentes mudanças das normas de contabilidade, mas também a geração de uso de relatórios financeiros, auditoria (interna e externa), avaliação de desempenho, planejamento, orçamento, transparência, finanças públicas e todas demais temáticas associadas à contabilidade ou controladoria em governos ou suas agências, como a atuação de organizações do Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas ou Ministério Público. Pesquisas com o Terceiro Setor também são bem vindas, assim como estudos de novas soluções de tecnologia de informações aplicadas à gestão de desempenho ou aumento de accountability. São bem vindas todas perspectivas teóricas e metodológicas.

Deve ficar claro: a participação, e mesmo a indicação de seu projeto para discussão, não garante vaga em programa de mestrado ou de doutorado de qualquer instituição de ensino. Você vai conhecer orientadores em contabilidade pública, mas cada programa que eles estejam associados, tem seu próprio processo seletivo ao qual você deverá se submeter posteriormente e ser aprovado para efetivamente fazer parte de um programa de mestrado ou doutorado.

O recém graduado, que procura um mestrado, ou recém mestre, ou em vias de defender o mestrado e que procura um programa de doutorado que possa desenvolver a temática de contabilidade pública, submete sua proposta de projeto para a chamada (máximo 3 páginas).

A comissão escolhe até 10 projetos que serão convidados a vir num dos pólos de discussão, para receber contribuições ao seu projeto.

A contribuição envolverão metodologia, possui linhas teóricas, potencial interdisciplinaridade, sugestão de centros no exterior que atuam na mesma linha. A comissão fará o seu melhor para oferecer as melhores informações.