Notas sobre a apresentação de projetos de pesquisa

Consta no site da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, do Departamento de Letras Modernas, um estudo aprofundado acerca à apresentação de projetos de pesquisa.

É muito importante para reflexões ao planejamento para apresentação dos projetos de pesquisas.

Destaca-se  que, é na apresentação do projeto de pesquisa que o candidato mostrará que tenha lido o bastante para saber o que significa fazer pesquisa; que tenha uma base mínima de conhecimentos no campo em que deseja pesquisar; que saiba organizar seu pensamento sobre uma questão de interesse; e que tenha noções gerais sobre os procedimentos de uma pesquisa acadêmica.

Vamos lá ao estudo na forma de um texto aprofundado.


NOTAS SOBRE A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Departamento de Letras Modernas

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP

<Disponível em: http://dlm.fflch.usp/node/154. Acessado em: 22/05/2018>.

A apresentação do projeto de pesquisa.

A apresentação do projeto de pesquisa tem como objetivo mostrar que o candidato tem noções claras sobre a natureza de uma pós-graduação acadêmica stricto sensu (orientada à pesquisa). Muitos candidatos confundem a pós-graduação acadêmica com especialização ou pós-graduação lato sensu (profissionalizante). A pós-graduação acadêmica investe na capacidade do aluno de formular problemas ou questões de interesse científico na sua área de especialização, de aprofundar-se nas abordagens teóricas e metodológicas propostas para esclarecer as questões, de executar um trabalho original sobre um corpus (composto de textos ou dados), de fazer uma análise original e apresentar os resultados de forma coerente numa dissertação ou tese.

A apresentação do projeto de pesquisa garante que o candidato tenha lido o bastante para saber o que significa fazer pesquisa; que tenha uma base mínima de conhecimentos no campo em que deseja pesquisar; que saiba organizar seu pensamento sobre uma questão de interesse; e que tenha noções gerais sobre os procedimentos de uma pesquisa acadêmica, como os prazos para a finalização da dissertação ou tese são exíguos, faz-se necessário que o candidato já tenha uma concepção clara do que lhe vai ser exigido no programa de pós-graduação.

É muito comum que aconteça de o projeto de pesquisa apresentado venha a sofrer modificações ao longo do curso, à medida que o aluno vai adquirindo mais conhecimento. O importante não são os detalhes do projeto apresentado, mas o que a confecção do projeto mostra sobre o preparo do candidato para iniciar uma pesquisa.

Não há uma única forma do projeto de pesquisa ser organizado, mas existem vários itens que normalmente se espera que apareçam nele: uma descrição objetiva do tópico da pesquisa; a justificativa da relevância do tópico de pesquisa escolhido; uma explicação dos objetivos da pesquisa e de quais perguntas ou hipóteses a pesquisa visa a investigar; uma discussão teórica que mostre familiaridade com pesquisas e análises anteriores; a explicitação da metodologia de pesquisa a ser adotada, incluindo a forma de atividades a serem desenvolvidas no período previsto para a pesquisa e uma bibliografia de referências citadas ou a serem consultadas.

Esquema para organização e suas explicações para cada um de seus itens do projeto de pesquisa, segundo PÁDUA (2000) SEVERINO (2000) FAPESP.

Explicativas dos itens projeto de pesquisa

Título: o título ideal seria um que chamasse atenção e, ao mesmo tempo, deixasse claro o assunto da pesquisa. Pense que o título deve ser um mini-resumo da pesquisa.  Se o título não é descritivo, muita gente pode deixar de se interessar pela pesquisa porque não entendeu que se trata. Um título pode conter informação sobre a metodologia aplicada, sobre o quadro teórico empregado, sobre a natureza e escopo do corpus, ou sobre os resultados alcançados.

Introdução: a introdução deve conter uma descrição breve e clara do que vai ser feito na pesquisa e dos objetivos desejados. Deve-se contextualizar a problemática da pesquisa, situando-a no universo de outras pesquisas anteriores sobre assuntos relacionados. Essa contextualização pode incluir a justificativa e uma revisão bibliográfica ou essas partes podem ser separadas em outros itens. A função básica da introdução é dar ao leitor uma ideia geral da pesquisa que vai ser explicitada nos seguintes itens. A introdução pode terminar com uma breve menção aos itens seguintes do projeto.

Justificativa: a justificativa deve responder às perguntas: Por que esse tema é importante? Como essa pesquisa vai contribuir para os estudos na sua área e para a sua formação? Quem poderia se beneficiar da pesquisa? A justificativa deve mostrar o valor do trabalho.

Objetivos: o que a pesquisa visa a mostrar, verificar e esclarecer? Onde se pretende chegar com a pesquisa? Quais devem ser os produtos da pesquisa?

Perguntas da pesquisa: quais perguntas direcionam minha pesquisa? Quais perguntas meu trabalho propõe responder? Em alguns tipos de pesquisas, ainda se pode falar em “hipóteses”, que são afirmações que devem ser investigadas. Outras perguntas são mais exploratórias, sem hipóteses formuladas previamente. De qualquer maneira, a pesquisa deve ser sempre orientada por algumas perguntas centrais.

Pressupostos teóricos: neste item devem ser apresentados conceitos, conhecimentos e informações que auxiliem a compreensão do objeto de estudo. Deve incluir, por exemplo, uma síntese das ideias relevantes dos autores já lidos. É importante demonstrar que você já leu a respeito de seu tema, que é capaz de organizar o pensamento dos outros, e de citar corretamente os autores. Normalmente essa parte inclui suas reflexões sobre textos lidos em disciplinas cursadas que sejam relevantes para seu trabalho. Busque referências em bibliotecas, na Internet, e consulte pessoas (colegas, professores, profissionais) envolvidas na área de seu tema.

Metodologia de pesquisa: aqui se descreve, todo o processo previsto para o estudo e suas fases. Toda pesquisa se apoia em procedimentos sistemáticos de levantamento de dados, análise e avaliação, mas os métodos empregados podem variar dependendo da temática da pesquisa e do seu embasamento teórico. Esses procedimentos e critérios de avaliação devem ser explicitados, citando as fontes que apoiam sua metodologia de preferência. Dependendo do tipo de pesquisa, caso envolva coleta de dados, pode ser importante explicitar o seu contexto: onde o estudo vai acontecer? (Por exemplo, descreva o tipo de escola, seus alunos, localização, etc.). Como os dados serão coletados? Por meio de instrumentos: entrevistas, questionários? Pesquisa bibliográfica?

Cronograma: o cronograma deve detalhar como você planeja o desenvolvimento de sua pesquisa, como distribuir seu trabalho dentro de seu prazo para a realização do mestrado/doutorado. Seu plano de trabalho deve ser mensal ou semestral. No cronograma, é útil utilizar os mesmos termos empregados para designar as “fases” ou “tarefas” da sua pesquisa (como “levantamento bibliográfico”; “formação do corpus”, “fase de entrevistas”; “redação da dissertação/tese”, etc.).

Bibliografia: deve-se apresentar referências, seguindo as normas da ABNT (ou outro padrão, como a da MLA ou da ASA), de todos os textos/livros que você já leu para a escolha do tema/objeto de pesquisa. Deve-se incluir também outras referências selecionadas que são julgadas essenciais para uma pesquisa, e que serão estudadas posteriormente. Para a apresentação da bibliografia, é essencial que se cuide da padronização do formato.

Edmilson Antonio de Paula, é contador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do campus Barretos. É bacharel em ciências contábeis e especialização em contabilidade pública. É membro das Associações Brasileiras de Contadores Públicos e de Custos.