Seja mais feliz seguindo esses pensamentos chineses

BLOG EDMILSON DE PAULA

O Blog Edmilson de Paula, tem por objetivo principal “estudar a contabilidade, os custos e os orçamentos aplicados nas entidades públicas” e divulgar nesse espaço, numa linguagem acessível, às pessoas interessadas de saber de onde são originados, derivados e aplicados os recursos públicos. Tem por objetivo, também, trazer informações obtidas por meio da literatura, cinema, televisão, teatro, filmes e entre outros.

Queremos, então, compartilharmos o texto que se segue adaptado por mim, o qual recebido bem a minha caixa postal do e-mail enviado por Tudo por E-mail, a respeito dos pensamentos escritos do filósofo e pensador chinês Confúcio. Como no próprio texto menciona repito: Doutrina de Confúcio não se trata de uma religião, mas de filosofia e estilo de vida, a harmonia de vida e no mundo.

Vamos para o texto!

Seja mais feliz seguindo esses pensamentos chineses

Confúcio foi um filósofo e pensador chinês que teve uma grande influência na cultura e filosofia asiáticas, especialmente na China, Japão e Coreia do Sul. A Doutrina de Confúcio não se trata de uma religião, mas sim de uma filosofia e estilo de vida, e é fundamentada na busca pelo TAO, a harmonia da vida e do mundo.

Para chegar ao TAO o confucionismo coloca os valores da família como base, inclusive na política. Separamos aqui alguns de seus conceitos para que você leia e reflita. Nós acreditamos que, seja qual for sua religião, esses conceitos podem ser aplicados a vida de qualquer um e os resultados certamente serão positivos.

1-) O que você faz volta para você. Trata-se da lei da reciprocidade. A forma como você trata outras pessoas será a forma como elas te tratarão. Então reflita se um dia for mal atendido em algum serviço, ou até mesmo no seu dia a dia, com a família e colegas de trabalho. Se as suas relações não estão boas, significa que você mesmo está fazendo, algo errado. Mesmo que alguém se já ríspido, retribua com educação e até mesmo um sorriso.

2-) Você precisa fazer para entender. Confúcio disse: “Eu ouço e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo”. Por exemplo: você pode ler algo em algum livro e não entender exatamente o que o autor quis dizer. Em outro caso, você vê algo acontecendo na vida de alguém e tem uma breve ideia como agiria naquela situação. Mas para realmente entender algumas coisas, na vida é preciso agir. Se alguém tem algum problema, tente ajudar. Se você não entende algo, divida com alguém. Esta é a

melhor forma de entender o mundo e a si mesmo.

3-) Vá devagar se for preciso. “Não importa se o seu caminho for lento, desde que você não pare”. Ou seja: para que acelerar? Em muitos casos, tomar medidas drásticas para obter resultados imediatos nem sempre funcionam. As situações em nossas vidas nem sempre são fáceis e tudo tem seu tempo para acontecer. Portanto, continue no seu caminho, sem acelerar o processo. E se você sofre do efeito contrário e se afunda na perigosa procrastinação, é hora de agir. O ideal é dar um passo de cada vez, sem acelerar nem parar.

4-) Tenha foco naquilo que você quer. Se você focar no que quer, terá aquilo em sua vida. Mudar seus pensamentos e transformá-los em pura positividade vai mudar o mundo ao seu redor. É claro que nem sempre é fácil, pois algumas adversidades na vida são desanimadoras, mas o importante é manter o foco. Se está fazendo tudo certo e superando os problemas, você conseguirá aquilo que tanto deseja.

5-) Evite os impulsos e as coisas ruins. “Quando a raiva aumenta, pense nas consequências”, disse o pensador chinês. Algumas situações são como um teste para sua paciência e tolerância. Antes de discutir, brigar ou agredir, reflita e imagine o que pode vir depois. Pense nisso: vale a pena seguir com tantas discussões? Mesmo que a pessoa esteja errada, deixa para lá. Ao contrário do que muitos pensam, evitar brigas é uma forma de evoluir como ser humano.

6-) Você está aqui. Confúcio escreveu: “Lembre-se não importa para onde você vai, você está aqui agora”. Planejar o futuro é importante, mas o mais importante é viver o presente. Errou no passado? Aprenda com os erros e esqueça. Já passou. Além disso, pensar única e exclusivamente no futuro pode atrapalhar sua vida. Viva um dia de cada vez, ou até um trimestre, mas o foco é o presente. Se estiver com a cabeça cheia de preocupações, respire fundo e, por alguns minutos – de acordo com técnicas da ioga – encha a barriga de ar e solte lentamente pelo nariz. Quando você oxigena o cérebro, consegue pensar melhor.

7-) Valorize as coisas simples da vida. Confúcio disse: “A vida é muito simples, mas insistimos em complicá-la”. Nossa mente, principalmente no mundo de hoje, é viciada. Não para de pensar e um pensamento atrai outro e mais outro e assim por diante. Pensamos tanto – e de forma errada, o que é ainda pior – que sequer paramos para adquirir nossa própria vida e suas coisas muito simples, mas belas: o amanhecer ou o pôr do sol, um jardim no meio do caminho, um domingo tranquilo em casa ou um encontro com amigos. Valorize e veja beleza em tudo isso. Faça a si mesmo essas perguntas: Quais são as três coisas mais importante na minha vida agora? Qual a coisa mais importante que posso fazer agora? Por acaso vejo simplicidade nas coisas? Pergunte e responda a si mesmo. Isso lhe trará felicidade plena mesmo em momentos difíceis.

Edmilson Antônio de Paula, é contador e coordenador de contabilidade e finanças do Instituto Federal de Educação de São Paulo, no campus Barretos. É bacharel em ciências contábeis e especialista em contabilidade pública. É associado dos Contadores Públicos e de Custos.