Termos Técnicos Mais Utilizados na Contabilidade Pública

Vocabulário da Contabilidade Aplicada no Setor Público

SILVA, Valmir Leôncio da.  A nova contabilidade aplicada ao setor público: uma abordagem prática. – 2ª Edição. São Paulo: 2013.

“o Cientista da Contabilidade deve estar à frente da prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores, Tribunais de Contas e órgãos de controle interno, além, é claro, de cuidar de toda parte contábil e da prestação de contas à sociedade, de forma simples e clara, para que o cidadão possa cada vez mais entender esse “mundo” que é a Contabilidade Aplicada ao Setor Público”. (Valmir Leôncio da Silva).

“Noções gerais sobre administração pública deveriam começar já nos primeiros anos de estudo de uma criança, pois só assim formaríamos cidadãos capazes de entender, analisar, criticar e de sugerir novas formas de melhor administrar os recursos públicos”. (Valmir Leôncio da Silva).

SÁ, Antônio Lopes; Ana Maria. Dicionário de Contabilidade. São Paulo: 1995, Atlas.

O profissional da contabilidade é aquele que exerce as funções contábeis. Termo que abrange o contador como o técnico de contabilidade, Foi o Decreto – lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, que definiu as atribuições dos profissionais da contabilidade e estabeleceu a fiscalização do exercício da profissão através dos conselhos de contabilidade.

A Ciência Contábil é uma só, mas ela têm suas muitas ramificações, e dentre outras a contabilidade aplicada no setor público. Dessa maneira, os termos contábeis mais utilizados que se seguem é sobre tais saberes.

Sobre o Blog Edmilson de Paula

A ideia de criação surgiu após ter desenvolvido artigo científico, cujo tema “A importância da Ciência Contábil e a Valorização do Profissional Contábil nas Entidades Públicas”, foi submetido e aprovadona banca de concluintes do curso de pós-graduação (especialização) em contabilidade pública e responsabilidade fiscal, e teve sua publicação na Revista Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (SINERGIA).

O Blog Edmilson de Paula, tem por principal objetivo “estudar e pesquisar a contabilidade, os custos e os orçamentos aplicados nas entidades públicas”, e divulgar nesse espaço, numa linguagem acessível, às pessoas interessadas de saber de onde são originados, derivados e aplicados os recursos públicos.

Para facilitar tais compreensões aos termos técnicos contábeis aplicados nas entidades públicas, apoiados nos livros e seus autores, já mencionados, dedicamos para elaborar os mais utilizados, visando que na oportunidade de apresentarmos trabalhos (mais e bem adiante) no que diz a respeito da fiscalização à aplicação dos recursos vinculados à educação pública municipal e também se ocorre o fortalecimento dos conselhos municipais de educação. Desses modos, caso os municípes acharem necessários, eles podem consultar aqui tais significados. É oportuno dizer que muitos conceitos acerca inclusive sobre registros, controles e prestação de contas são atribuições legais do contador, que alías uma das profissões regulamentadas mais antigas do Brasil.

Edmilson Antônio de Paula, é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduação (especialização) em contabilidade pública e responsabilidade fiscal. É contador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do câmpus Barretos.

Vocabulário da Contabilidade Aplicada no Setor Público – Clique Aqui.